Usar o cartão por aproximação é seguro?

O pagamento por aproximação se tornou uma tendência, podendo ser realizado tanto com o cartão físico, quanto com o cartão digital no celular.

Porém, alguns cuidados são importantes para manter a sua segurança.

Apesar de se tratar um meio de transação seguro, ele não está imune a fraudes, mesmo que pouco aconteça.

Listamos alguns cuidados para te ajudar a ficar mais tranquilo na hora de realizar transações por aproximação.

1- Confira o valor na maquininha: Por apenas aproximar o cartão, muitas vezes acabamos não conferindo o valor na maquininha. Além de fraudes, conferir pode evitar possíveis erros de valores na hora da digital, por exemplo. E não deixe de pedir o seu comprovante.

2- Ative notificações de compras: As notificações são essenciais para você identificar uma transação que não está sendo autorizado por você. Elas informam quando uma compra foi efetivada, assim, caso a compra não tenha sido feita por você, as medidas podem ser tomadas de forma imediata.

3- Confira a fatura: Esteja atento aos lançamentos da sua fatura. É importante reconhecer todos os lançamentos, um gestor financeiro pode te auxiliar com isso.

4 – Atenção a locais de grande aglomeração: As maquininhas conseguem fazer a leitura do cartão com uma distância de 4 a 5cm, isso significa que em locais de grande aglomeração, você pode estar vulnerável a golpes, onde a maquininha pode ser colocada próxima ao seu bolso, carteira ou bolsa e realizar uma cobrança no seu cartão sem que você perceba.

5 – Valor máximo: Alguns cartões oferecem a opção de configuração de valores que podem ser liberados sem a necessidade de digitar a senha. Essa medida evita que grandes compras sejam realizadas sem que a senha seja digitada.

Dica extra: A função de aproximação pode ser habilitada e desabilitada a qualquer momento no seu aplicativo de gestão do cartão.