O Cadastro Positivo é o seu histórico de contas pagas, conforme você vai pagando suas contas, você vai construindo o seu histórico de bom pagador.
No dia 20 de fevereiro, a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que altera as regras de inclusão de consumidores no Cadastro Positivo.
O cadastro positivo existe desde 2011, além de ser um banco de dados com as informações de crédito dos consumidores, sejam elas pessoas físicas e jurídicas, o cadastro também pontua àqueles que mantém as contas em dia.
Atualmente, a inclusão no cadastro positivo, deve ser uma decisão do consumidor, que deve autorizar e assinar a sua inclusão.
Com a nova regra, o consumidor é inserido automaticamente, como já acontece no caso do Cadastro negativo, porém, ele pode solicitar a retirada do seu nome do Cadastro Positivo.
É importante destacar que o Cadastro Positivo serve como referência para varejistas e credores (bancos e financeiras) identifiquem os consumidores com um bom histórico de pagador. Para o consumidor, o Cadastro Positivo é um aliado na hora de realizar qualquer transação financeira, que envolva consulta e concessão de crédito.
E você, já fez o sua inclusão no Cadastro Positivo?