Você sabia que o cartão de crédito é o principal responsável pela inadimplência?
Os juros rotativo do cartão de crédito são altíssimos e por isso, é preciso usar o cartão de crédito com cuidado.
Confira as dicas que a Consulti Brasil preparou para você:
1 – Tenha sempre um planejamento financeiro – Coloque suas contas no papel, planilha ou aplicativo, é importante saber o quanto você ganha e o quanto você gasta. Dessa forma, você saberá o quanto pode gastar com o cartão de crédito.
2 – Limite do cartão – O limite do seu cartão de crédito nunca deve ser maior do que o que você ganha. O ideal é o que o valor do seu limite, seja referente a 50% dos seus ganhos.
3 – Conte cada centavo – Lembra na dica 1 quando falamos em colocar as contas no papel? Essas contas devem ser atualizadas constantemente, inserindo inclusive as contas feitas no cartão de crédito e o número de parcelas. Compras no cartão, também é dinheiro que sai.
4 – Tenha apenas um cartão de crédito – além de evitar custos com taxas, anuidade e possíveis juros, você evita gastos desnecessários e consequentemente, evita estourar o seu orçamento.
5 – Evite o pagamento mínimo – O pagamento mínimo pode transformar a sua dívida em uma bola de neve. Os juros do cartão de crédito é o segundo mais caro, por isso, vale a pena até mesmo pegar dinheiro emprestado no crédito pessoal para pagar o cartão e pagar o empréstimo em parcelas, a juros menores. Mas o ideal mesmo, é seguir a dica 1 e se programar para não gastar mais do que pode pagar.
6 – Não use o cartão de crédito para pagar custos fixos – Custos fixos como água, luz e telefone não devem ser pagos com cartão de crédito, além das tarifas que você vai pagar por usar esse benefício, você deve se lembrar que essas contas são mensais.
7 – Cuidado na hora de parcelar – Procure parcelar apenas bens duráveis e de alto valor, como móveis, eletrodomésticos e similares.
8 – Esteja atento ao extrato – O extrato mostra de forma detalhada todos os pagamentos que você realizou no cartão, é o momento de você avaliar onde pode e deve cortar gastos, identificando gastos desnecessários ou que poderiam ter sido feitos a vista.
9 – Deixe o cartão em casa – Leve o cartão como você apenas quando estiver planejando comprar algo, dentro do planejamento feito na dica 1, estar sempre com o cartão de crédito em mãos, faz com que você realize gastos desnecessários.
10 – Benefícios e vantagens – Usar o cartão de crédito muitas vezes tem benefícios, procure conhecer os da sua operadora, como programa de pontos e milhas.
Com essas 10 dicas você não precisa mais ser refém do seu cartão de crédito.
Consuma com consciência. Compartilhe esse texto com seus amigos.