O celular está presente no nosso dia-a-dia tanto nos momentos de lazer, quanto nos momentos de trabalho. Imagina que transtorno ter seu celular clonado? Todas as suas informações como conversas de WhatsApp, e-mails, aplicativos de banco, redes sociais, fotos, tudo exposto a criminosos.
Infelizmente, esse tipo de ação está cada vez mais frequente. Por isso, separamos algumas dicas e orientações para você não cair nessa e/ou saber como sair dessa situação tão embaraçosa.
É preciso estar atento a alguns detalhes no seu celular para saber se ele foi clonado ou não:
1 – Percebeu aumento no uso de dados? Se um aplicativo não muito usado estiver gastando mais dados, pode ser um indicio que um fraudador esteja sob posse do seu celular;
2 – Além de verificar os aplicativos, de uma olhada se há números desconhecidos em sua caixa de entrada;
3 – Verifique se existe algum aplicativo novo que você não instalou no seu aparelho;
4 – Seu celular esta mais lento? Pode ter algum aplicativo sendo usado em segundo plano;
5 – Fique atento ao fazer ligações e escutar ruídos estranhos. Isto pode indicar a atividade de hackers no seu aparelho;
6 – Se você suspeita que há algo errado com seu dispositivo móvel, altere todas as suas senhas a partir de outro dispositivo, como um computador, por exemplo. Em caso de exposição de dados bancários, entre em contato com seu banco imediatamente. Informe seus amigos e contatos sobre o possível problema para que eles não sejam enganados pelos “invasores”.
Como se proteger:
1 – Baixe um bom antivírus e desinstale todos os aplicativos que você considerar suspeitos.
2 – Não faça transações ou compras online conectado em Wi-Fi Público.
3 – Desative a opção de Conexão automática de Wi-Fi.
4 – Quando carregar seu celular em um computador desconhecido, escolha a opção de apenas carregar o aparelho, excluindo assim a possibilidade de você compartilhar seus dados.
5 – Recebeu um link de um parente ou amigo, não clique e verifique com a pessoa se aquele é um link confiável. Isso ajudará ela a não continuar repassando, caso tenha caído em algum golpe.
Alguns cuidados podem fazer toda a diferença para a sua segurança digital, então, esteja atento.