É possível que alguns digam que lidar com dinheiro é coisa de adulto e não de crianças. Fato é que, para ser um adulto que saiba lidar com sabedoria e segurança com o seu dinheiro, é preciso que isso tenha sido inserido na sua educação desde criança.
Preparamos algumas dicas para que a educação financeira seja inserida no desenvolvimento da criança, de forma positiva, respeitando sua idade e etapas de aprendizado.
Cofrinho – Ter um cofrinho é ótimo para criança já tenho o estímulo de guardar, assim como, tenha o seu objetivo com aquele dinheiro. Outra dica é optar por cofrinhos transparentes, para gerar estímulo visual. Assim, a criança sabe o quanto tem e o quanto ainda falta para ganhar.
Evite mesadas na primeira infância – Na primeira infância (0 a 6 anos), a criança ainda não tem a percepção do que fazer com o dinheiro e ter uma mesada não faria sentido. Estimule a criança a alimentar o cofrinho, dê moedas e notas de baixo valor. Pergunte o que ela quer fazer com aquele dinheiro e ajude-a entender que a meta é realizar aquele desejo. Caso a criança mude de ideia quanto ao desejo, sempre peça para que ela escolha entre um dos dois, a gestão do dinheiro envolve escolhas.
Dê exemplo – O comportamento dos pais influencia diretamente na relação da criança com o dinheiro. É importante que a criança não esteja presente em momentos de discussão sobre dinheiro, contas a pagar, dividas e outros assuntos relacionados a crises financeiras. Aproveite a presença da criança para também alimentar o seu cofre, sendo assim um bom exemplo de economia para o seu filho.
Mostre como o dinheiro funciona na prática – Desejos mais simples como um doce, salgado, guloseimas e outras coisas de baixo custo, podem ser compradas (não sempre) com o dinheiro do cofrinho da criança. Mostre a ela como funciona, pegue o dinheiro, leve ela para as compras e permita que ela pague com o dinheiro do seu cofrinho, aquele desejo que ela está realizando.
É importante que a criança saiba também como se ganha o dinheiro, explicando de forma que ela entenda, que os pais trabalham e por isso ganham dinheiro. Estimule essa compreensão oferecendo recompensas em atividades que o filho já realiza, como arrumar o quarto ou guardar os brinquedos.
Jogos – Alguns jogos já ensinam de forma divertida como ganhar e usar o dinheiro, procure jogos adequados para a idade do seu filho e deixe que ele aprenda se divertindo.
Atividades simples podem transformar a relação do seu filho com o dinheiro, quando ele for adulto. Então, comece a praticar agora.