Afinal, como funciona o Score?
Essa é a pergunta de 10 em cada 10 pessoas que buscam por empréstimos, financiamentos, ou qualquer tipo de aprovação de crédito.
Score é um termo em inglês que significa pontuação, e é exatamente isso que ele é, a pontuação do consumidor. Essa pontuação varia de 0 a 1000 e é divida em 4 faixas.
Leia aqui: As 4 faixas do Score.
A sua pontuação do Score é um reflexo do seu comportamento financeiro, ou seja, bons hábitos financeiros impactam positivamente no seu Score.
O seu Score é consultado por empresas sempre que você deseja realizar uma compra utilizando de crédito pessoal, financiamento, ou empréstimos. É através do Score que a empresa avalia o risco da negociação e decide se vai, ou não, conceder o crédito a você.
Para consultar o seu Score, você pode acessar o site da Serasa, ou baixar o aplicativo Serasa no seu celular.
Leia aqui: O que é Score e como consultar o meu?
O seu Score é formado por 4 fatores:
55% Cadastro positivo: O Cadastro Positivo representa 55% do seu Score. Ele recebe informações sobre pagamentos de contratos de crédito (novos e finalizados) de bancos e instituições financeiras, contratos de telefonia, serviços continuados e outros. Realizando o pagamento em dias, esses serão informados através do Cadastro Positivo e o seu Score poderá aumentar.
Vale destacar que, ao adquirir um novo crédito, seu Score pode diminuir, isso porquê sua renda ficará mais comprometida, até que aquele compromisso se cumpra.
33% Registro de dívidas e pendências: O registro de dívidas no cadastro de inadimplentes da Serasa, representa 33% do seu Score. Nesse fator são consideradas todas as inclusões de dívidas, dívidas negativadas e outras pendências em seu nome, como protesto de cheque, cheques sem fundo, açõs judiciais e falências de empresas associadas ao seu CPF. Dá mesma forma que a inclusão de dívidas impacta negativamente no seu Score, o pagamento delas impacta positivamente.
6% Consulta ao seu CPF: O número de consultas realizadas em seu CPF, representa 6% do seu Score. Isso significa que, um grande número de pesquisas ao mesmo tempo em seu CPF pode gerar um impacto negativo. Por exemplo, se você busca um financiamento em várias instituições diferentes, elas vão pesquisar seu Score “ao mesmo tempo”, isso pode demonstrar “urgência”, o que para empresas pode parecer um risco maior de não conseguir cumprir com o novo compromisso. Além da cautela ao buscar crédito, no Serasa Premium você consegue bloquear a consulta ao seu CPF e só desbloquear quando estiver almejando de fato um crédito. Essa medida também traz segurança ao seu Score, uma vez que, não é incomum que empresas tenha acesso ao seu CPF e consultem antes de ligar oferecendo um serviço.
6% Evolução financeira: A sua evolução financeira representa 6% do seu Score, aqui o importante é manter seus dados na Serasa sempre atualizados, especialmente a sua renda. Assim, a Serasa consegue mensurar o seu poder de compra com mais assertividade.
Gostou do nosso resumão sobre o Score? Confira também o Manual do Score disponibilizado pela Serasa.