Quando um amigo pede ajuda financeira, dizer não nem sempre é fácil. Mas será que emprestar dinheiro é a melhor forma de ajudar?
A Consulti te mostrar como ajudar um amigo, sem colocar a mão no bolso.
Emprestar dinheiro ou cartão de crédito, pode não ser a melhor saída, lembre-se que seu amigo não tem condições de pagar as dívidas atuais e pode não ter condições de pagar você.
Mas isso não quer dizer que você não pode ajudar.
Problemas financeiros desestabilizam a pessoa emocionalmente, por isso, só de ter um amigo disposto a ouvir os desabafos já é uma boa ajuda. Aproveite para entender os problemas que levaram o seu amigo as dívidas.
Tente entender os hábitos de consumo do seu amigo e o ajude a organizar as contas e separar os gatos necessários daqueles que podem ser evitados. Entendendo onde está o problema, é mais fácil resolvê-lo.
Se o motivo do endividamento do seu amigo foi a perda do emprego, você pode ajudá-lo com recolocação no mercado de trabalho, elaborando um currículo eficiente e até mesmo indicando para vagas que tenha conhecimento.
Uma renda extra é sempre bem vinda, não só em caso de desemprego. Procure entender as habilidades do seu amigo e como elas podem gerar renda. Os exemplos mais comuns são os reparos residenciais e a produção de alimentos ou doces, que principalmente em datas sazonais como a páscoa, podem gerar um boa renda extra.
Mas se você acredita que a melhor forma é emprestar dinheiro, é o momento de analisar a sua situação financeira. Tenha certeza que o dinheiro não fará falta, preferencialmente, use alguma reserva de modo a não comprometer seu próprio orçamento. Observe também se a situação não é recorrente, para que seu amigo não se torne dependente de você.
Gostou das dicas? Continue acompanhando nossa página.