Aumente a sua retenção de clientes com essas 3 dicas básicas.


A rotatividade ou evasão de clientes, é uma importante métrica para avaliar como anda o relacionamento com seu cliente.

Mensurar a qualidade do relacionamento com seus clientes, é simples, basta avaliar dados como: número de clientes que voltaram a comprar, número de clientes que deixaram de comprar e no caso de serviços, número de clientes que cancelaram ou querem cancelar o serviço. Essas informações são valiosas para identificar o índice de satisfação dos seus clientes, com o seu produto ou serviço.

Para manter a saúde da sua empresa, é preciso associar o número de novos clientes, ao número de clientes que estão cancelando ou deixando de comprar, de modo que o número de novos clientes seja sempre maior que o de clientes evadindo.

A Consulti Brasil separou algumas dicas para que você trabalhe melhor o seu relacionamento com o seu cliente:

1 – Fique atento as necessidades de seus clientes:

Um motivo básico que gera o início de um relacionamento com o cliente, é a necessidade. Ao adquirir o seu produto ou serviço, o cliente está buscando atender a sua necessidade. É muito importante estar sempre de olho nessa necessidade, lembre-se que no primeiro momento você já a atendeu e uma nova necessidade pode surgir. Uma nova necessidade do seu cliente, pode ser uma nova oportunidade para você, tanto de inovar como de crescimento.

2 – Esteja sempre disposto a ouvir o seu cliente:

O seu cliente é a sua melhor fonte de informações sobre o seu produto ou serviço. Esteja disposto a ouvi-lô, pois a opinião dele é muito valiosa. Além disso, se o cliente tem liberdade em se comunicar com sua empresa, ele não recorrerá a concorrência para solucionar o problema dele.

3 – O concorrrente também é seu amigo:

Esteja sempre atento a tudo que acontece com o seu concorrente, como novos produtos,estratégias e preços. Lembre-se que o seu cliente também está vendo o que o seu concorrente está fazendo e você não quer perdê-lo não é mesmo? Fique de olho e se adapte sempre que necessário.

Com essas três dicas, excelência na entrega do seu produto ou serviço e um bom atendimento, sua taxa de evasão será cada vez menor.