2018 começou e com ele, além das contas do ano passado para pagar, temos IPVA, IPTU, material escolar e várias outras contas que vem junto com o novo ano.
No fim do ano falamos sobre o Porque de pagar as dívidas com o décimo terceiro e agora é hora de falar das novas dívidas, ou melhor, como não fazer novas dívidas.
Separamos 5 dicas para você ter um 2018 financeiramente mais saudável:
1 – É muito importante ter total consciência de quanto se gasta e quanto se ganha, fazer com que esse número caiba um dentro do outro e ainda economizar para uma emergência. Procure destinar 10% dos seus ganhos para emergências, tenha uma poupança ou outra forma de “guardar” esse dinheiro.
2 – Detalhe todos os seus gastos mensais e isso inclui até os menores valores, acredite, eles fazem toda diferença no final do mês. O mesmo vale para pequenas prestações, que somadas se tornam um grande problema no final do mês.
3 – Saiba exatamente quanto você ganha e isso inclui tirar tudo o que é variável. Se você é um profissional autônomo, sem renda fixa, faça uma média dos seus ganhos nos últimos 4 ou 6 meses, para usar como base no seu controle financeiro.
4 – Agora que você sabe o quanto você ganha e quanto você gasta, veja o que pode ser eliminado ou reduzido. Tente renegociar o plano do celular, da internet e quem sabe economizar mais no banho, o que reduz a conta de água e também a de luz. Pequenas economias resultam em um saldo positivo no final das contas.
5 – Busque investir em você e no seu futuro. Você só consegue economizar, se a economia gerar um benefício direto a você, além do fim das dívidas e de contas mais baratas. Estabeleça uma meta, pode ser uma viagem, uma tatuagem, a realização de um sonho ou simplesmente uma poupança mais farta.
Agora que você já sabe como organizar suas contas em 2018, mãos a obra. Você pode utilizar aplicativos grátis para celular, ou o Excel para fazer toda a gestão das suas contas.