O Natal está chegando e é uma excelente época para alavancar suas vendas.
A Consulti Brasil preparou 10 dicas para você vender mais nesse Natal:
1. Relacionamento: Se tem promoções, ofertas especiais, ou qualquer ação na sua loja, os primeiros a saber devem ser os seus clientes que já compraram. Mantenha um bom relacionamento com seus clientes, crie promoções exclusivas e comunique ele sobre qualquer ação ou novidade da loja.
2. Decoração: O que as pessoas mais gostam nessa época do ano, são os enfeites, as luzes e a fantasia que envolve o Natal. Por isso, capriche na decoração e seja criativo, o que é diferente chama mais a atenção.
3. Marketing Sensorial: O Marketing Sensorial está relacionado a experiência que o cliente tem dentro da sua loja, no que tange o seu bem estar. Por exemplo: Climatização, iluminação, aromas e sons. Então, fique atento a alguns detalhes. Verifique se sua loja está bem climatizada, invista em aromatizadores para manter o ambiente sempre com o cheiro agradável, mas cuidado com essências enjoativas ou muito doce. Uma boa iluminação é essencial para que seu cliente consiga apreciar todos os detalhes do produto e torna o ambiente mais agradável. Lembre-se que nessa época do ano as lojas costumam estar mais cheias e barulhentas, então, fique atento a altura do som e as músicas.
4. Promoções: Além do Natal, o fim de ano é marcado por pagamento de dívidas e planos para o ano que vai começar, então, seu cliente pode não querer gastar muito. Faça promoções, ofereça descontos progressivos, ofereça brindes e condições facilitadas.
5. Disposição dos produtos: A disposição dos produtos na loja pode alavancar suas vendas. Organize os expositores e prateleiras de modo que produtos que “se complementam” estejam próximos. Por exemplo: sapatos, bolsas e carteiras, podem estar sempre perto e você pode ainda criar “kits”, para estimular a compra dos produtos expostos juntos.
6. Redes Sociais: Hoje todo mundo está sempre como o celular na mão, não deixe de divulgar tudo o que acontece na sua loja nas redes sociais, eventos, promoções, horários de funcionamento. Com as redes sociais, você alcança além das pessoas que vão até a sua loja.
7. Embalagens: Faça com que seu cliente leve sua marca com ele, invistas em embalagens personalizadas e de bom gosto. Sempre ofereça o embrulho como uma cortesia ao seu cliente, que já vai sair da sua loja pronto para presentear e levando sua marca não só no produto.
8. Estoque: Até aqui parece que está tudo bem para arrasar nas vendas de fim de ano, mas você já deu uma olhada no seu estoque? Quando o seu cliente não encontra o que está procurando, além da experiência negativa, você o perderá para a concorrência.
9. Treinamento de equipe: Todas as dicas dadas até aqui, devem ser alinhadas com a equipe de vendas. Os vendedores devem ter total clareza, sobre todas as ofertas e promoções que estão rolando, não só na loja, mas também nas redes sociais. Assim, eles vão poder auxiliar de forma clara o cliente.
10. Atendimento de qualidade: Essencial em qualquer época do ano, o bom atendimento fecha com chave de ouro nossas dicas. É ele que vai definir se o seu cliente vai comprar ou não. Um cliente bem atendido não só compra, como compra mais, indica e volta a comprar.
Dica Extra: Agora que você já sabe como vender mais no Natal, a Consulti Brasil ajuda você a vender com mais segurança. Conheça as nossas soluções de análise e concessão de crédito.