Ensinar as crianças a cuidarem do próprio dinheiro, é muito importante para que elas se tornem adultos responsáveis com suas finanças.
Separamos algumas dicas que vão muito além do dinheiro, para que você ensino seus filhos sobre economia.
1- Mesada
A mesada é importante para que a criança aprenda desde cedo a gerir o seu próprio dinheiro.
2 – Dinheiro vem com trabalho
Atribua a criança atividades como: deixar o quarto arrumado, guardar os brinquedos após brincar e outras atividades simples.
3 – Incentive os sonhos
É importante que a criança saiba para que serve o dinheiro e a realização de sonhos é a melhor forma de estimular a economia.
4 – Dê o exemplo
O seu filho está atento a forma como você lida com o dinheiro, então, fique atento também aos seus hábitos.
5 – Outras economias
Ensine a criança a importância de economizar, água, energia, a não desperdiçar comida, bons hábitos também geram economia.
6 – Aula no supermercado
Leve seu filho para participar das compras da casa, além de ser um momento para dividirem como família, é também o momento de ensinar sobre consumo consciente e promoções.
7 – Doação
Ensinar o seu filho a doar aquilo que não precisa mais, o ensina o valor das coisas, além de torná-lo uma criança mais generosa. Sempre que comprar uma coisa nova, lembre-o de doar outra que já não usa mais.
8 – Cofrinho
Estimule a criança a guardar parte da mesada, para que ela realize sonhos a longo prazo e aprenda que a economia é importante para essas realizações.
9 – Diga não!
Dizer não ajuda a criança a perceber que o dinheiro não está o tempo todo a sua disposição, e que é preciso usá-lo com consciência. Se não pode comprar, diga não e não volte atrás.
10 – Dinheiro não é tudo
Faça passeios baratos, como parques, exposições gratuitas, eventos abertos, é importante que a criança não associe suas boas lembranças apenas a momentos relacionados ao dinheiro.
Economia é muito mais do que saber como tratar o dinheiro, é como você vê tudo ao seu redor, ensine o seu filho desde cedo.