Sou MEI, como faço para comprovar a minha renda?

Cerca de 69% dos negócios abertos no Brasil, são microempresas. O Mapa das Empresas, divulgado pelo governo, aponta que das 19,3 milhões de empresas em atividade no Brasil, 13,4 milhões são Microempreendedores Individuais (MEI).

O MEI se tornou uma importante fonte de renda para muitas famílias e nesse cenário surge a pergunta: Sou MEI, como faço para comprovar a minha renda?

A comprovação de renda garante ao cidadão acesso a diversos benefícios como, financiamentos, abertura de contas, obtenção de crédito em geral.

Os trabalhadores de carteira assinada, por exemplo, possuem o holerite como comprovação da sua renda enquanto contratado por uma empresa. O que não é o caso do MEI, que não possui uma retirada fixa por mês e também, não possuem vínculo empregatício.

Existem algumas formas de comprovar a renda do MEI, porém, é preciso verificar junto a empresa ou instituição a qual deseja apresentar a comprovação, quais documentos ela aceita.

Confira os principais comprovantes de renda do MEI:

Extrato do banco

O extrato bancário mostra o fluxo da sua movimentação financeira, ou seja, quanto dinheiro entra e quanto dinheiro sai. Sozinho, pode ser que ele não seja aceito como comprovação de renda, mas pode complementar junto a outros documentos.

Imposto de Renda

O Imposto de Renda é um dos principais comprovantes de renda para o MEI e é também o que possui maior aceitação no “mercado”. A declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, detalha a vida financeira do contribuinte, o que aumenta sua aceitação, embora possam ser necessários outros documentos complementares.

DASN-SIMEI (Declaração Anual do Simples Nacional do MEI)

Essa é uma declaração específica para MEIs, que resume o faturamento bruto anual da empresa no ano anterior. Assim como o Imposto de Renda PF, podem ser necessários outros documentos para complementarem a comprovação de renda.

DECORE

O DECORE é a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos, o principal documento para comprovar renda quando se é MEI. A Declaração pode ser feita e emitida por um contador habilitado. A Declaração é composta por informações de vários tipos de comprovantes, como: Notas de serviços, Recibo de Pagamento de Autônomo, Declaração Anual do MEI, Escrituração do livro-caixa e comprovantes de recolhimento da DAS.

Pró-labore

Os comprovantes de pró-labore podem ser emitidos para controle pessoal ou podem fazer parte do DECORE.

O valor do pró-labore não pode ser menor que um salário mínimo e não deve ultrapassar os R$ 6.750,00.

Contratos

Os contratos também podem ser utilizados como comprovantes, uma vez que indicam os negócios realizados, sendo possível mensurar a partir deles, os ganhos do MEI.

Declaração Própria

Essa declaração pode ser feita com a ajuda de um contador. A declaração contém os seus ganhos mensais e a participação do contador é fundamental para garantir a validade do documento, uma vez que, é ele quem assina o documento.

Agora que você já sabe como comprovar sua renda, já pode planejar melhor a vida financeira do seu negócio. Na dúvida, procure sempre a ajuda do seu contador.