As datas comemorativas são uma excelente oportunidade para aproveitar um hobby ou dom, para ganhar uma grana extra, fazendo o que gosta.
Comida, pratos especiais, sobremesas, bolos, doces, ovos de páscoa, artesanatos em geral, tudo que é presenteável vira oportunidade. E datas comemorativas não faltam: Páscoa, Dia da Mulher, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Natal.
Além disso, o que pode começar como uma renda extra, pode virar uma renda recorrente e até mesmo um negócio.
Preparamos algumas dicas para te ajudar a colocar o seu negócio em prática:
1. Use as redes sociais a seu favor: A internet é uma importante aliada de qualquer negócio. Crie um perfil para seus produtos, ou organize o seu para realizar a divulgação. Prepare algumas fotos dos produtos e capriche, escolha um ambiente bem iluminado, de preferência, faça as fotos durante o dia, a luz do dia deixa as fotos mais bonitas e nítidas. Capriche também na descrição, diga o que é o produto, do que é feito, qual tamanho, peso e diga o preço, nada de segredo com seu público.
2. Todos somos influenciadores digitais: Quando falamos em influenciadores digitais já imaginamos logo pessoas famosas, que cobram caro para falar da sua marca, porém, esquecemos que todos somos influenciadores. Quem nunca indicou um negócio para um amigo, um produto que gostou, um bar, uma padaria, todos nós somos influenciadores digitais, então, escolha alguns amigos para presentear e peça que ele poste na sua rede social.
3. Facilidade: Quem busca por produtos na internet, procura também por facilidade. Por isso, além de organizar bem as informações sobre o produto, descrição, preço, tenha em mente a forma de pagamento e entrega. Procure atender todas as possibilidade, crédito, débito, parcelado ou não, dinheiro, pix e também a entrega, retirada, envio. Atualmente tem aplicativos que fazem entregas com um bom custo e que o cliente não se importa em pagar, pela comodidade.
4. Personalização: Você deve estar pensando: “Ah, mas isso que faço muita gente já faz.”, mas acredite, é aí que está a oportunidade. Procure o seu diferencial, pode ser a forma de embalar, a forma de comunicar, a diferença pode estar nos detalhes e eles que vão fazer toda diferença. Ofereça opções personalizadas, a personalização além de dar pessoalidade ao “presente”, torna ele mais especial e agrega valor ao seu serviço.
5. Qualidade é tudo e em tudo!: Não basta oferecer um produto de qualidade se o seu atendimento deixa a desejar. O atendimento de qualidade é um importante aliado no processo de venda, do início ao fim. E isso inclui o pós-venda.
6. Mais que uma compra: Salve os contatos de todos que compraram, pergunte se pode enviar novas ofertas, catálogo de produtos ou cardápio. Na próxima data comemorativa, você já terá uma base que conhece o seu trabalho, disposta a comprar de novo.
7. Financeiro: Essa é uma parte determinante para o seu sucesso. Todos os custos devem ser calculados e isso inclui centavos, que no final da conta fazem toda diferença. Lembre-se que o seu produto não é apenas matéria-prima, a mão de obra mesmo sendo sua, tem valor, não esqueça de colocar ele na conta. Lembre-se também de custos como água, luz, internet, gás de cozinha, se esses itens em algum momento fazem parte do seu processo de produção, seus custos devem ser inclusos. Mesmo que você trabalhe de casa, imagine como se você estivesse alugando uma sala comercial, nela você teria todos essas custos, na sua casa não é diferente.
8. Invista: Como estamos tratando de uma renda extra, separe um parte dos lucros para divulgar o seu novo negócio. Faça posts patrocinados nas redes sociais, eles vão te ajudar alcançar mais pessoas e logo, a vender mais.
Existem vários casos de pessoas que começaram o seu negócio, como uma forma de ganhar uma renda extra e acabou transformando em sua renda principal. Esteja atento as oportunidades.