Cuidar da nossa saúde é essencial, da saúde financeira também. Como está a sua saúde financeira? As contas estão em dias? Tem aquela reserva guardada na conta? Ou, os boletos se acumulam e você não sabe para onde vai o dinheiro? A saúde financeira merece cuidado.
Preparamos algumas dicas para você cuidar da saúde financeira:
Coloque no “papel”: Tornar suas contas visuais é essencial para que você entenda a sua vida financeira. Coloque todas as suas contas no papel ou em uma planilha, o que você achar melhor.
- Avalie gastos desnecessários: Olhando para as contas é possível visualizar itens não essenciais e retirá-los dos custos fixos. Por exemplo, você paga tv por assinatura, mas não tem tempo de curtir os canais? Talvez seja bom repensar esse custo.
- Negocie: Se não há o que cortar, é hora de negociar. Prestadoras de serviços como internet e tv, tem sempre boas ofertas, tente negociar e reduza o custo do seu pacote. Se houver outros itens que podem ser negociados, negocie também.
- Cartão de crédito: O cartão é sem dúvida o maior vilão da saúde financeira, ele cria a falsa sensação que está tudo bem passar mais uma vez, já que não vemos o dinheiro saindo do bolso de imediato. Por isso, fique atento aos gastos feitos no cartão.
- Compras por impulso: Em tempos de pandemia e com o home office, as compras on line tem se tornado uma verdadeira tentação. Tem sempre uma boa oferta, daquele item que você está sonhando em ter, pulando na sua tela. Cuidado para não cair na tentação, avalie sempre a necessidade real, de adquirir aquele item.
- De olho no orçamento: Tente sempre manter as contas dentro do orçamento e procure sempre observar as despesas que podem ser evitadas no mês seguinte.
Lembre-se sempre, manter suas contas em dias é primordial para que você tenha um bom Score e assim, possa conseguir aprovação de crédito.