Quem nunca ouviu aquele pedido de um amigo, “Tira para mim no seu nome, eu pago!?” ou ainda, “Compra no seu cartão e eu vou te pagando!”.
Diante da pergunta seguida da “garantia” de pagamento, é no mínimo embaraçoso dizer não, mas acredite, essa é a melhor opção.
Qualquer dívida gerada em seu nome é sua responsabilidade, mesmo que você tenha feito para beneficiar uma outra pessoa.
Fazer compras em seu nome para terceiros pode gerar dívidas e até mesmo a negativação do seu nome, mas não é só isso.
Sempre falamos de Score é importante que você entenda como emprestar o seu nome, pode interferir na qualidade do seu Score.
O Score analisa o seu histórico como comprador, que leva em conta além do fato das suas contas serem pagas em dias, o quanto da sua renda está comprometida.
Ou seja, mesmo que você pague todas as suas contas em dias, o que conta muitos pontos para o seu Score, caso você empreste o seu nome para um terceiro, é possível que você tenha uma análise de crédito negada, pois já está com toda sua renda “supostamente” comprometida.
leia também: Como ajudar um amigo endividado sem emprestar dinheiro
O maior risco porém, é que seu amigo acabe não conseguindo cumprir com o combinado e a dívida ficará em seu nome, seu Score irá abaixar e você encontrará dificuldade para aprovação de créditos em seu nome, até que a situação seja resolvida.
Portanto, não empreste o seu nome!