A inadimplência tem se tornado cada vez mais presente no dia a dia de empresas que trabalham com produtos e serviços, por isso, a negativação já faz parte da sua rotina.
Se você não sabe como realizar a negativação do seu devedor, nós vamos te auxiliar.
A Consulti Brasil é distribuidora da Serasa Experian, órgão de proteção ao crédito. A Consulti Brasil conta com diversas soluções de análise e concessão de crédito, entre elas, a negativação.
Para negativar um devedor é preciso que você tenha vinculo com a Serasa, nesse caso, através da Consulti Brasil.
Algumas das dívidas que podem ser negativadas são:
- Títulos protestados em cartório ou não;
- Notas promissórias;
- Duplicatas;
- Boletos Bancários;
- Contratos;
- Notas Fiscais;
- Cheques sem fundos (Alíneas 12, 13 e 14);
- Dívida que não tenha completado 4 anos e 10 meses pode ser incluída;
- Entre outros.
A inclusão de dívidas na Serasa não pode ser feita por pessoa física, apenas pessoa jurídica, como bancos, lojas, comércios, indústrias, prestadores de serviços e similares.
Após adquirir as soluções da Consulti Brasil, você pode não só negativar o seu devedor, mas também realizar consultas de CPF e CNPJ para evitar inadimplências futuras.
Ao contrário do que se imagina, a negativação do seu cliente não é o fim do relacionamento com ele, pelo contrário, a forma como se conduz a negociação a partir da negativação, diz muito sobre seu relacionamento com seu cliente.
É preciso que o cliente perceba que ele é importante para você e sua empresa, mesmo devendo. Isso fará com que mantenham uma boa comunicação e cheguem a um acordo, o cliente paga a dívida, fica com o nome limpo e quem sabe volte a comprar.
Após o pagamento da dívida, sua empresa (credora) tem até 5 dias úteis para retirar o nome do seu cliente do banco de dados da Serasa.
Conheça as ferramentas da Consulti Brasil e saiba como elas podem ajudar sua empresa a reduzir os riscos de inadimplência nas negociações.